quinta-feira, 21 de junho de 2007

Velhos Testamentos


Sentado em um banco de praça, um velho lê a bíblia. Um segundo velho senta-se ao lado:
- Dá licença...
O que o senhor está lendo? É a bíblia sagrada?
- O senhor costuma ler a bíblia?
- E não? Sabe que para mim é o livro mais bonito que já foi escrito, o senhor não acha?
- Ah, sem dúv...
- Eu gosto daquelas histórias supimpas, Deus sempre resolvendo tudo.
- Bom, não é bem assim...
- Castigo só para os malvados, como devia ser. Só que em vez de crucificar o nosso senhor Jesus Cristo, deviam crucificar essa bandidagem que está por aí. Inclusive os políticos. O senhor viu a roubalheira ontem na televisão? Que vergonha.
Pode continuar lendo que eu não quero atrapalhar.
Bonita a sua bíblia!
- Uh...
- É. Parece boa de carregar, não muito grande, mas nem muito pequena. (pegando) O senhor dá licença?
- O senhor desmarcou o que eu estava lendo!
- Ah, desculpe. Que leve! Capa bonita! Com zíper e tudo, hem?
Dá ela para mim?
- (tomando de volta) Olha, o senhor vai me desculpar, mas esta aqui é de estimação. O senhor sabe, já tenho esta bíblia a tanto tempo...
- É só emprestado.
- Emprestado?
- Por que a surpresa? Por acaso eu lhe pareço rico?
- Não, mas...
- Então? Nunca ouviu falar que quem dá aos pobres empresta a Deus?
- Ora, meu senhor, francamente!
- Dá ela prá mim, dá...
- Na verdade...
- Olha lá o que vai dizer que Deus castiga as mentiras!
- É minha!
- É melhor pedir do que roubar, o senhor não acha?
- O senhor não está pensando em...
- Então acha que eu vou me sujar por um livrinho?
- Livrinho? Está chamando a bíblia sagrada de livrinho?
- Essa que o senhor tem na mão deve ser no mínimo falsificada, faltando páginas, sei lá. Como pode dar tanto valor às coisas materiais. E aposto que se julga um bom cristão!
- E sou!
- Muito bom cristão! Ganancioso! A cobiça é um pecado, não sabia? Recusando ajuda a um desonhecido! Ainda mais a palavra de Deus...
- Palavra de Deus! Vá à m... à missa!
- Mau cristão!
- Quem é o senhor para dizer isso?
- Ateu!
- Eu não! O senhor que é doido!
- Eu provo o que eu digo!
- Então prova que eu quero ver... (leva um tapa na cara) Ora, seu...
- "Se qualquer te bater na face direita oferece também a outra". Mateus 5, 39!
- "O ódio excita contendas." Provérbios 10, 12!
- Mas eu só queria a bíblia...
O primeiro velho atira a bíblia contra o segundo que foge assustado.

Nenhum comentário: