quinta-feira, 10 de maio de 2007

Ecochatos

Eu tenho um grande amigo que era um aventureiro das bicicletas, muito antes disso ser glamourizado pela mídia. Ele já foi prá Patagônia, do Atlântico ao Pacífico, já percorreu toda a Península Ibérica e viajava todos os anos pedalando até o Uruguai. Sempre tentava me convencer a ir com ele. Um dia ele me veio com uma: vamos fazer a volta ao mundo de bicicleta? Perguntei sobre dinheiro para tal empreitada e ele brincando respondeu: Ah, a gente inventa uma causa, faz umas faixas do tipo “Pela Paz no Mundo” e consegue patrocínio. Piadas à parte é que esse tipo de comoção com causas vazias realmente dá grana, normalmente patrocinado pelo dinheiro público.
Certas vezes me pergunto quem é que inventa certas asneiras sem nexo que nos são vendidas. E como tem gente que acredita!
O mar está subindo? Bem, eu conheço Imbituba, considerado o ponto de referência para o Nível Médio do Mar brasileiro há uns 30 anos e tudo continua igualzinho, não vi diferença em nem um metrinho de areia perdida na praia. Matinhos, no Paraná, está sendo invadida pelo mar? Também já era há 30 anos, as pessoas é que construíram em região costeira, não é problema do mar, mas de ocupação irregular. Pelo menos aqui pelo sul, não vejo diferenças ou ameaças nas últimas décadas.
Araucárias estão em fase de extinção? Puxa, tem araucárias prá dedéu, basta uma viagem à região delas! Vão acabar? Duvido! Populações de tartarugas marinhas aumentaram após as medidas protecionistas. OK, bom trabalho rapazes e moças, mas agora que as pessoas já estão conscientes do problema e as populações de pescadores e turistas já ajudam na preservação, é preciso continuar a financiar os projetos com ajuda do meu rico dinheirinho dos impostos? Até quando? Qual é o prazo final?
E se muitas espécies acabassem? Como seres humanos, já vimos o tigre dentes-de-sabre, o mamute, o pássaro dodô, o tigre da Tasmânia e tantos animais se extinguirem, muitos pela ação do homem. Algum desses fez falta?
O planeta vai secar, vai faltar água! Se aumentar o nível do mar, vai aumentar a evaporação e vai chover muito mais. Questão de lógica. Decidam-se: o aquecimento global vai nos alagar ou vai nos secar? E se eu lavar o carro em frente de casa vou estar gastando a preciosa água do futuro ou vou estar, em última instância, retirando água de um rio e jogando na terra para completar o lençol freático? Não entendo por que usar água de rios e represas não é ecologicamente correto. Qual é o problema em dar utilidade para uma água que vai evaporar e chover de novo, faça o que se fizer com ela? A impressão que dá é que se eu usar água, ela vai desaparecer para as profundezas do inferno para onde eu irei um dia por este ato insano. Não, para quem não sabe, a quantidade total de água no planeta é, foi e será a mesma até o fim dos tempos, Lavoisier, lembra?
E o álcool é a solução do futuro? Engraçado, há 20 anos a cana era considerada uma plantação antiecológica, uma verdadeira desgraça. Mais engraçado ainda: as mesmas pessoas que defendem a cana hoje, atacavam-na há vinte anos...
Bem, é melhor mudar de idéia do que não ter idéia prá mudar, já dizia o Barão de Itararé. Eu só gostaria que os ecochatos se decidissem e enquanto não o fizessem, que não pedissem do meu suado dinheiro com que pago impostos para o nosso honesto e honrado governo.



Nenhum comentário: