Nosso senso crítico está decaindo?
Até os anos 80 surgiam propagandas que eram imediatamente ridicularizadas pelo público, muitas vezes criando sérios arranhões às imagens das empresas.
Quem não se lembra do cigarro da terra “onde os homens se encontram”, o qual o grande público passou a ridicularizar como sendo de uma citação homossexual? E a clássica Lei de Gérson, com o jogador da seleção falando “Eu gosto de levar vantagem em tudo, cérrto?”, que por falta de visão dos publicitários arranhou inclusive a imagem do próprio atleta.
Acontece que parece que a população brasileira está perdendo o senso crítico.
No ano da copa de 2006 foi veiculada uma propaganda na TV em que em um jogo de futebol, a trave se movia sempre que o adversário fosse fazer um gol. Será que os gênios publicitários que criaram a campanha acharam isso bonito? Quer dizer que é lícito mudar as regras do jogo sempre que percebemos que vamos ser prejudicados? Em um país tomado pela corrupção e pelo jeitinho será que era ético passar essa mensagem para quarenta milhões de televisores ligados no mesmo instante?
Agora surgiu a mais nova: um sujeito cai de balão no meio da floresta com um cartão de crédito, vai lá e compra um papagaio para depois soltar. Bem, mesmo que seja para um fim nobre, será que as pessoas não raciocinam que é no mínimo imoral incentivar a compra de animais silvestres? Para o contrabandista da vida selvagem não interessa se você é um sujeito de bom coração, para que ele passe a caçar mais papagaios só é preciso ter mercado, ora.
Mas o que me incomoda mesmo, é que não vi nenhuma única linha na imprensa oficial ou blogueira condenando esse comportamento dos publicitários. Será que este não seria um indício de que o nosso senso crítico está decaindo?
Quem não se lembra do cigarro da terra “onde os homens se encontram”, o qual o grande público passou a ridicularizar como sendo de uma citação homossexual? E a clássica Lei de Gérson, com o jogador da seleção falando “Eu gosto de levar vantagem em tudo, cérrto?”, que por falta de visão dos publicitários arranhou inclusive a imagem do próprio atleta.
Acontece que parece que a população brasileira está perdendo o senso crítico.
No ano da copa de 2006 foi veiculada uma propaganda na TV em que em um jogo de futebol, a trave se movia sempre que o adversário fosse fazer um gol. Será que os gênios publicitários que criaram a campanha acharam isso bonito? Quer dizer que é lícito mudar as regras do jogo sempre que percebemos que vamos ser prejudicados? Em um país tomado pela corrupção e pelo jeitinho será que era ético passar essa mensagem para quarenta milhões de televisores ligados no mesmo instante?
Agora surgiu a mais nova: um sujeito cai de balão no meio da floresta com um cartão de crédito, vai lá e compra um papagaio para depois soltar. Bem, mesmo que seja para um fim nobre, será que as pessoas não raciocinam que é no mínimo imoral incentivar a compra de animais silvestres? Para o contrabandista da vida selvagem não interessa se você é um sujeito de bom coração, para que ele passe a caçar mais papagaios só é preciso ter mercado, ora.
Mas o que me incomoda mesmo, é que não vi nenhuma única linha na imprensa oficial ou blogueira condenando esse comportamento dos publicitários. Será que este não seria um indício de que o nosso senso crítico está decaindo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário