Nosso senso crítico está decaindo?

Quem não se lembra do cigarro da terra “onde os homens se encontram”, o qual o grande público passou a ridicularizar como sendo de uma citação homossexual? E a clássica Lei de Gérson, com o jogador da seleção falando “Eu gosto de levar vantagem em tudo, cérrto?”, que por falta de visão dos publicitários arranhou inclusive a imagem do próprio atleta.
Acontece que parece que a população brasileira está perdendo o senso crítico.
No ano da copa de 2006 foi veiculada uma propaganda na TV em que em um jogo de futebol, a trave se movia sempre que o adversário fosse fazer um gol. Será que os gênios publicitários que criaram a campanha acharam isso bonito? Quer dizer que é lícito mudar as regras do jogo sempre que percebemos que vamos ser prejudicados? Em um país tomado pela corrupção e pelo jeitinho será que era ético passar essa mensagem para quarenta milhões de televisores ligados no mesmo instante?
Agora surgiu a mais nova: um sujeito cai de balão no meio da floresta com um cartão de crédito, vai lá e compra um papagaio para depois soltar. Bem, mesmo que seja para um fim nobre, será que as pessoas não raciocinam que é no mínimo imoral incentivar a compra de animais silvestres? Para o contrabandista da vida selvagem não interessa se você é um sujeito de bom coração, para que ele passe a caçar mais papagaios só é preciso ter mercado, ora.
Mas o que me incomoda mesmo, é que não vi nenhuma única linha na imprensa oficial ou blogueira condenando esse comportamento dos publicitários. Será que este não seria um indício de que o nosso senso crítico está decaindo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário