segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Momentos Históricos


Para o resto do mundo, quem inventou o avião foram os irmãos Wright, na Carolina do Sul, em 1903, mas para os brasileiros, foi Santos Dumont com seu vôo de galinha no 14 Bis, três anos depois - e não tem santo que convença os nossos historiadores do contrário. Muito bem, da mesma forma o rádio foi inventado por Marconi, mas no Rio Grande do Sul, por mais um desses segredos regionais, todos sabem que foi o padre Landell de Moura.
Verdades históricas postas à parte, meu pai contava uma história desse padre. Quando faleceu o ator de cinema mudo Rodolfo Valentino, as suas fãs em Porto Alegre resolveram mandar rezar uma missa pelo galã e os estudantes, sabendo de tão ridícula atitude, combinaram esperar na frente da igreja para uma grande vaia às moçoilas. Sabendo disso, elas pediram para o padre, Landell, interceder. Solícito, ele encaminhou aquelas tietes dos loucos anos 20 para os fundos da igreja, mas enquanto elas saiam, ele correu à frente para informar aos manifestantes para se apressarem, pois suas vítimas estavam tentando sair por trás...
Quando estamos presenciando o desenrolar da história muitas vezes não nos damos conta da importância do momento. Quantas vezes cruzei com Mário Quintana pela rua? Assisti ao show do Legião Urbana quando recém estavam começando a se tornar famosos, em um clube de bairro e ninguém sabia quem era aquele tal de Renato Russo.
De novo o meu pai: certa vez minhas primas, meninas ainda, acompanharam ele ao aeroporto, na esperança de conseguir um autógrafo de alguém famoso. Enquanto esperava pelo embarque, ele apontou para um senhor que elas não conheciam e mandou elas conversarem com ele. Era Luís Carlos Prestes que logo depois daquilo ficou um tempão no exílio. Aliás, eu próprio o vi uma vez em Porto Alegre pouco antes de morrer. Na hora a gente não percebe que determinadas pessoas e fatos irão desaparecer nas brumas do passado e se tornar míticas.
Na noite do 11 de setembro de 2001, eu estava em um hotel na Flórida. Alguns hóspedes e empregados se reuniram em uma sala com TV para assistirem ao pronunciamento do presidente Bush sobre os ataques daquela manhã. Como eu tinha amizade com o consierge, um americano de Ohio, eu comentei com ele que naquela cidade estaríamos todos seguros, pois quem iria fazer um atentado terrorista contra uma praia, recanto de turistas e aposentados? Em menos de uma semana, foi descoberto que os terroristas do World Trade Center moravam a poucas quadras daquele hotel. Menos de um mês depois, surgiram os ataques com Antrax a dez minutos de distância de onde falei que me sentia seguro. No calor do momento, como iria imaginar?
Pequenos fatos e pessoas que nos passam despercebidos podem se tornar determinantes dos acontecimentos futuros. A importância devida, só o tempo dará.

Nenhum comentário: