sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O Detector de Mentiras


Ainda que estas não sejam idéias minhas, eu as resumi em uma pequena lista para se analisar os argumentos apresentados em qualquer discussão e perceber onde estão as falhas. Este é um pequeno detector de mentiras que deve sempre ser usado para verificar a veracidade dos fatos.
Se é verdade mesmo...- Existe confirmação dos fatos?- Houve uma discussão ampla sobre o fato ou apenas afirmações de um grupo?- Alguém de poder e autoridade está tentando impor o fato?- Quais são as explicações alternativas e por que elas não são válidas?- Estamos aceitando o fato apenas por sermos parte interessada?- Quais são os valores numéricos envolvidos e quais são os valores usados como comparação?- Todos os elos da cadeia de argumentação funcionam ou apenas um deles?- Foi escolhida a explicação mais simples?- A hipótese pode ter sido falseada e provas podem ser obtidas, ou não?- Quais foram as formas usadas para controlar a veracidade das provas?- As variáveis foram separadas ou colocadas como sendo uma coisa só?- Foi avaliado por uma comissão independente ou por parte interessada?
Além disso, as pessoas usam as seguintes falácias para mentir...- Está se atacando o argumento ou no argumentador?- É argumento com provas ou apenas imposto por alguma autoridade?- A conseqüência apontada provém da causa?- A verdade que se está tentando provar é argumentada com sua negação? (Ex. Ninguém provou que fantasmas não existem, LOGO fantasmas existem...!)- Está se alegando a ignorância alheia? (É você que não entende, LOGO estou certo...!)- A resposta é um fato ou é suposta?- Estão sendo apontados apenas os sucessos e circunstâncias favoráveis ou também os fracassos?- Foi usada uma estatística ampla, ou apenas números pequenos ou grupos escolhidos?- A estatística foi interpretada corretamente?- A argumentação é coerente? Os defeitos do adversário não podem também serem atribuídos ao outro lado? E as qualidades?- O motivo apontado vai levar ao resultado esperado?- A causa tem relação com a conseqüência ou os fatos apenas acontecerem um após o outro?- A pergunta tem sentido ou é totalmente absurda?- Estão sendo apenas os exemplos extremos ou foi também considerado o meio-termo?- Está-se preocupando apenas a curto prazo, ou apenas a longo prazo, ou se está vendo a situação como um todo?- Está se tentando ampliar um fato específico para uma situação ampla?- A exposição está tentando ridicularizar ou tirar elementos importantes do argumento inicial?- Alguma evidência foi suprimida?- Estão sendo usadas as expressões corretas ou eufemismos?
Compilado do livro “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, de Carl Sagan

Nenhum comentário: