terça-feira, 10 de abril de 2007

Política para Crianças: O Mapinguari


“Não qué encontrar um Mapinguari quando estiver sozinho na floresta”, já dizia o vô do meu vô, “pôs ele é a pior das criatura dessa terra disgramada!”
Sabe por que ele dizia isso? Vou explicá. Todo bicho e todo homem tem uma função, o joão-de-barro constrói casinha, a onça caça e até a minhoca faz buraquinho na terra. O Mapinguari, não. Ele só quer sabê de comê, andando por aí, abrindo o bocão e jogando criança lá prá dentro para mastigar com aqueles dente de tubarão. Como ele tem um olho só, ele enxerga mal, e como ele só tem boca, não tem nariz, ele não cheira. Assim, o Mapinguari só pega quem se mexe, não come bicho-preguiça, gente dormindo ou morta.
Ocê tá lá, anuviado, pensando na vida e construindo uma cerca, e de repente vem o Mapinguari e come ocê e a cerca. Sim, ele come coisa também, mas só aquelas coisa que foram fruto de trabaio honesto. Tá plantando mandioca e nhoc, o Mapinguari come toda a sua plantação e se não correr, ele come ocê também. Ainda bem que ele é grande, pesadão e desajeitado, mas o pobrema é que tem cada vez mais por aí e eles tão cada vez maió e com mais fome.
Eles vão ficando grandão porque comem gente que deveria tá construindo coisa útil pro mundo, imagina, todo esse pessoal que é comido fica lá no barrigão do Mapinguari sem fazê nada, mandando os que chegam fazê fila. Tudo isso prá quê? Só pro Mapinguari crescê mais e mais.`
Por isso, quando o Mapinguari aparecer, corre dele! Matar, não adianta porque mata um, surgem dois.