segunda-feira, 9 de abril de 2007

Sketch para TV: Fritar Um Ovo

Personagens: Monsieur Bonot (com chapéu de cozinheiro e forte sotaque francês) e Bronco (ajudante).
Cozinha suja de farinha e bagunçada: Monsieur Bonot está em cena.

Monsieur Bonot – Bonjour, para vocês em casa, hoje vamos fazer um prato que todo mundo gosta: ovo frito. O ovo frito é muito nutritivo, fácil de fazer e é um ingrediente que não deve faltar em nenhuma cozinha. Bronco, traz o ovo!
Bronco (entrando com um ovo de codorna) – O ovo monsieur Bonot!
Monsieur Bonot – O que é isso, Bronco? Preciso de um ovo maior!
Bronco (fazendo sons de galinha poedeira e tirando um ovo das calças) – Como este, monsieur?
Monsieur Bonot (examinando o ovo com surpresa, cheira) – Ah, bon! O ovo frito tem vários segredinhos. O primeiro é que ele não deve estar gelado para ser frito. Veja bem: precisamos só de poucos ingredientes. Manteiga?
Bronco (tirando uma manteigueira das calças) – Manteiga!
Monsieur Bonot (examinando a manteiga) – Sal?
Bronco (procura nas calças, não acha, então tira o sapato, as meias e retira dali um sachê de sal.) – Sal!
Monsieur Bonot – Gotinhas de óleo?
Bronco (espremendo os cabelos sebosos e pingando óleo na frigideira) – Óleo!
Monsieur Bonot – Veja bem, o óleo é importante para não queimarmos a manteiga, porque um dos segredinhos é manter a frigideira bem quente.
- Ao ligar o fogo, sobe um fogaréu da boca do fogão. Monsieur Bonot, desesperado, tenta assoprar, depois abafar com um pano de prato, depois traz um extintor. Quando aponta o aparelho para o fogão, Bronco que assistia a tudo calmamente, simplesmente desliga o fogão e o fogo cessa.
Monsieur Bonot (tentando aparentar que nada havia acontecido, batendo o ovo em uma tigela) – Ah, bon! Com a frigideira quente, derretemos a manteiga e depois colocamos o ovo. Quando tiver fritado um dos lados, viramos. (joga para cima, como se fosse panqueca. Demora um tempão para descer, então pega um cabo de vassoura e desgruda o ovo do teto e o apanha de novo com a frigideira.)
Monsieur Bonot – E aqui está pronto um delicioso ovo frito. Servido, Bronco?
Bronco – Não, obrigado, Monsieur Bonot, eu trouxe minha marmita de casa.
Bronco abre a pequena marmita de alumínio e tira dali um lauto almoço: um frango assado inteiro, tortas, garrafa de champagne, etc. e senta-se na mesa com Monsieur Bonot que trata de comer o seu ovo com inveja. Monsieur Bonot tenta pegar uma perna do frango, mas é impedido por Bronco que avança em sua mão rosnando como um cachorro.
Fade out.