domingo, 22 de julho de 2007

Catarse

Ele me mostrou os braços do poder,
Ele me mostrou as preocupações,
Ele me mostrou o vazio de viver,
A minha vida vazia e as desilusões.

Ele me mostrou o caminho do nada
Enquanto tomava café no intervalo,
Ele me mostrou o suor que exalo,
Com o terno limpinho e a gravata apertada.

Levou-me correndo pro apartamento.
Ligando a TV, vacilei um momento.
As hertzianas rasgaram o espaço
E eu mergulhou as cabeças nos braços.

Ela entrou na sala sorridente
Olhou-o, abaixou-se e me deu um beijo,
Perguntou-lhe se eu estava doente,
Pois na noite anterior ele perdi meu desejo.

Eu levantou a cabeça quente
E a arma era um programa diferente,
Mirou o olhar de surpresa e brilho
Eu vacilou um segundo e ele puxei o gatilho.

Eu a vi tombar num movimento lento
Tingindo em sangue o chão do apartamento,
As hertzianas cruzavam o espaço
E eu mergulhei a cabeça nos braços.

(Este poema dramático foi encenado no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1984)

Nenhum comentário: