segunda-feira, 16 de julho de 2007

Pobre Nobre


Pobre Nobre - O Ralé Tichou -
Roteiro de Programa do Tipo “Reality Show”

Introdução
Tendo em vista o sucesso recente dos programas de televisão do tipo “Reality Show”, e do conteúdo de humor e identificação do público na questão da pobreza brasileira, presentes em diversos programas como “Sai de Baixo”, “A Diarista” (Rede Globo de Televisão) ou “Praça é Nossa – Filomena -” (SBT), além de muitos outros, criou-se a presente estrutura de programa que, ainda que não esgote todas as possibilidades, presta-se para a compreensão de um roteiro básico para ser utilizado em futuros programas de televisão.

Cenário Básico
Uma residência de luxo, decorada de forma clássica e ostensiva.
Este será o local de hospedagem e planejamento de tarefas e os participantes ficarão confinados na casa, a não ser em provas específicas em que necessitem sair.
Quando estiverem na mansão, serão vistoriados por câmeras o tempo todo, na rua serão o tempo todo seguidos pelas equipes de filmagem.

Escolha dos Participantes
Um grupo de pessoas de classe social baixa, com boas condições físicas e que saibam nadar.
O nome é importante, pessoas com nomes normalmente associados a pessoas pobres serão preferidos.
Pessoas com sinais de decadência econômica, tais como cortes de cabelo feitos de forma tosca ou amadora, óculos remendados, magreza ou gordura excessiva, pele queimada em excesso ou de forma desigual, etc. são interessantes ao show.
Enfim, os participantes não só deverão ser realmente pobres na vida real, como têm que aparentar sinais normalmente associados à pobreza, além de possuírem condições físicas exigidas ao cumprimento das provas.


Extras
Poderão ser contratados auxiliares para determinadas provas, tais como modelos de desfiles, motoristas, mordomo, etc., mas estes não poderão se comunicar de forma verbal com os participantes do programa, de modo a não trazer informações do mundo exterior.
Existirá um mordomo sempre mudo na casa. Ele será um ator de meia-idade, de aparência austera e irá ser responsável por servir as refeições, abrir cortinas, servir drinques, etc.

Figurino
Roupas simples e bastante surradas, sapatos furados, adereços velhos, etc.
Devem ser fornecidos pela produção do programa.

Cotidiano
Os participantes não devem trabalhar na casa. A rotina se dará em jogos, jantares luxuosos, leituras na biblioteca, banhos na piscina, cultivo de flores, etc.

Prêmios
Os prêmios parciais, de cada etapa, deverão contribuir para a melhora física e cultural dos participantes, tais como uma limpeza dentária, um dia em um spa, compra de roupas em uma loja, turismo, conhecer um museu, etc.
O prêmio final é em dinheiro e de grande volume (algo em torno a um milhão de reais em dinheiro atual).

Estilo das Provas
Toda semana será eliminado um participante até que se chegue ao grande vencedor.
O grande grupo de participantes remanescentes no programa será a cada semana dividido em dois, por sorteio, e estes dois grupos competem entre si. Dessa forma, teremos duas equipes que variam a cada semana, isto é, um participante poderá pertencer a uma equipe em uma semana e a outra na semana seguinte.
A escolha da equipe vencedora se dará por um júri formado por socialites, especialistas em elegância, ricos famosos, colunistas sociais, etc.
Em cada semana, dois participantes do grupo derrotado deverão ir para a escolha do público, em sorteio por telefone, sendo que o mais votado permanecerá no programa e o derrotado será o eliminado. Os próprios participantes do grupo derrotado escolherão dentre eles os dois que devem ir para a escolha do público.
Os participantes deverão cumprir tarefas normalmente relacionadas a classes sociais abastadas.Alguns exemplos de provas:
- Organização de um desfile de moda, sendo que as equipes deverão organizar desde o corte das peças até a organização do desfile;
- Caça à raposa – com cavalos e pompa, cada participante recebe uma arma de tinta (para prática de paint ball) e um cachorro farejador, sendo o grupo que localizar e caçar (pintar) a raposa primeiro, é o vencedor;
- Organização de um jantar de luxo, com o preparo de ingredientes como escargot, trufas, alcachofras, ninho de andorinha e outros pratos exóticos ou requintados;
- Gincana de compras – os dois grupos são largados no meio de uma cidade em um país de língua estrangeira para procurar por uma lista de compras como patê de foie gras, bolsa Louis Vuiton, caneta Mont Blanc, etc.
- Avaliação do obras de arte – os dois grupos devem dar valores a diversas obras de arte, os que mais se aproximarem dos valores reais, vencem.
Enfim, os exemplos, ainda que não esgotem todas as possibilidades, mostram de como os participantes deverão realizar tarefas muito distantes do seu ambiente social e cultural.

Regras do Programa
Os participantes deverão seguir certas regras para um bom andamento do programa.
- Não agressão – qualquer forma de agressão física eliminará o participante.
- Nenhuma forma de comunicação com o mundo exterior, a não ser aquelas necessárias ao cumprimento das provas.
- Um check up médico deverá ser efetuado antes dos participantes entrarem à mansão.
- Salvo no uso do banheiro, nenhum participante deverá ficar em uma sala vazia, deverá buscar sempre a companhia dos outros.

Conclusão
Ainda que o presente roteiro não esgote todas as possibilidades, ilustra uma maneira de execução do programa de televisão, com título provisório de “Pobre Nobre – o Ralé Tichou” que procura colocar pessoas de classes sociais desfavorecidas em procedimentos e ações relacionadas aos ricos, buscando com isso um certo grau de comicidade e de identificação com o público.

Nenhum comentário: