quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Conselho Para um Jovem Negociante

Eu não costumo publicar textos ou fotos (salvo as ilustrativas) de outros autores neste blog, mas há uns anos, traduzi um texto clássico que acredito que todos deveriam ler. Fala sobre as vantagens de se ser honesto, o que muitos dos nossos conterrâneos deveriam aprender.

Conselho Para um Jovem Negociante
Por Benjamin Franklin, escrito em 1748

AO MEU AMIGO, A.B.:

Conforme você me pediu, eu escrevi as seguintes sugestões as quais têm me servido e talvez, se observadas, assim servirão a você.
Lembre-se que tempo é dinheiro. Aquele que recebe dez shillings por dia pelo seu trabalho e fica vagando ou senta-se displicentemente a metade daquele dia, e além disso, gasta seis pences durante a sua diversão ou indolência, não deve apenas contar apenas aquela despesa, pois ele realmente gastou, ou melhor, jogou fora mais cinco shillings.
Lembre-se que crédito é dinheiro. Se um homem deixar o seu dinheiro descansando nas minhas mãos além do tempo da dívida, ele me dá os juros, ou o tanto que eu possa fazer durante este tempo. Essa quantia pode tornar-se uma considerável soma quando um homem possui bom e vasto crédito e faz bom uso disso.
Lembre-se que dinheiro é de natureza prolífica, geradora. Dinheiro pode produzir dinheiro e suas proles produzirem mais e mais. Cinco shillings transformados em seis, transformados novamente em sete shillings e três pences e assim por diante até que se transforme em uma centena de libras. Quanto mais dinheiro houver, mais ele produzirá em cada ciclo, assim os juros crescerão cada vez mais rápido. Aquele que mata a semente disseminadora, destrói a produção até a milésima geração. Se ele assassinar uma coroa, destruirá tudo que ela deveria ter produzido, mesmo enormes quantidades de libras.
Lembre-se que seis libras por ano não é mais do que uma moedinha por dia. Para esta pequena soma (a qual pode ser diariamente desperdiçada seja em tempo ou despesa despercebida) um homem de crédito deve, para a sua própria segurança ter a constante posse e uso de uma centena de libras. Com tanto estocado, rapidamente transformada por um homem industrioso, produzirá uma grande vantagem.
Lembre-se do ditado "O bom pagador é o senhor da carteira do outro". Aquele que sabe pagar pontualmente e na hora certa as suas promessas, pode a qualquer momento e em qualquer ocasião, levantar todo o dinheiro que os seus amigos possam dispensar. Em algumas ocasiões isso pode ser de grande utilidade. Após o trabalhar duro e a frugalidade, nada no mundo contribui mais para o crescimento de um jovem que a pontualidade e a justiça de todos os seus acordos; por outro lado nunca mantenha dinheiro emprestado uma hora além do tempo prometido a fim de que um desapontamento não feche a carteira dos seus amigos para sempre.
As ações mais triviais que afetam o crédito de um indivíduo devem ser observadas. O som do seu martelo as cinco da manhã ou as nove da noite, ouvido pelo seu credor faz ele amolecer por mais seis meses; mas se ele vê você numa mesa de bilhar ou escuta a sua voz num bar, no momento em que você deveria estar trabalhando, ele vai requerer o seu dinheiro de uma vez só, antes que você possa ganhá-lo.
Isso demonstra que se você for cauteloso com aquilo que deve, isso faz você aparentar tanto ser cuidadoso, como um indivíduo honesto, o que aumenta o seu crédito ainda mais.
Preste atenção em tudo que você tem e possui e viva de acordo. Esse é um erro em que caem muitas pessoas que têm crédito. Para prevenir isso, tome algum tempo para manter uma contabilidade exata das suas despesas e das suas receitas. Se você tomar as dores dos assuntos mencionados acima, isso terá um bom efeito: você descobrirá o quanto maravilhosamente pequenas, triviais despesas acumulam-se em enormes somas e irão discernir o que poderia ter sido entre o que pode ser poupado para o futuro, ocasionando grande conveniência.
Em resumo, o caminho da riqueza, se você assim o quiser, é simples como fazer feira. Depende estritamente de duas palavras, trabalho e frugalidade, o que significa, não desperdice nem tempo nem dinheiro, mas faça o melhor uso de ambos. Sem o trabalho e a frugalidade nada acontecerá e com eles, tudo. Aquele que alcançar tudo aquilo que possa honestamente, e poupar tudo o que tiver (despesas necessárias são esperadas), certamente se tornará rico, a menos que aquele Ser o qual governa o mundo, e que deve olhar a todos para abençoar os honestos esforçados, em Sua sábia providência determine de outra maneira.

Um Velho Negociante

Nenhum comentário: