segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Disciplinas que Deveriam Ser Inventadas


Aldous Huxley, no seu romance A Ilha, conta a história de uma sociedade que seria perfeita. Na narrativa, ele fala de um rei dessa ilha que, dentre outras coisas, muda completamente o sistema de ensino para melhorar os seus cidadãos. Pegando o gancho, quais disciplinas eu colocaria nas escolas brasileiras para formarmos uma sociedade melhor?
a) Honestidade. Da primeira série do ensino fundamental, até matéria obrigatória na universidade. Países mais honestos, são os mais prósperos, simples. É algo que os pais deveriam ensinar os filhos? Sim, só que muitos não ensinam, por isso, o Estado deveria tomar as rédeas desse ponto específico da educação.
b) Campismo. Fazendo camping, se aprende muitas coisas úteis na vida. A mais importante é que cortar lenha, cozinhar, fazer faxina ou carregar peso não são trabalhos inferiores ou humilhantes. As nossas classes mais favorecidas, principalmente, diminuiriam muito de suas soberbas se essa matéria fosse ensinada nas escolas.
c) Contabilidade. Ensinar as pessoas que para todo o gasto, deve haver uma entrada de recursos. Em primeiro lugar, ajudaria a população na economia doméstica e, de sobra, ainda a faria pensar duas vezes quando políticos desperdiçassem dinheiro público.
d) Método científico, lógica, metodologia e... misticismo. Disciplinas opostas? Bem, por um lado, é preciso ensinar as pessoas a identificar charlatanismo, para que não sejam enganadas. Por outro, é preciso ensinar cada um a buscar um deus interior, desligado de crenças, supertições e religiões, de maneira que também não seja enganado.
e) Empreendedorismo. Algumas escolas particulares já aderiram a esta idéia. A rede pública deveria seguir o exemplo.
f) Moral e civismo. No meu tempo, tinha...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, nasci também aí no Paraná, embora esteja morando no Rio de Janeiro hoje.
Tenho gostado muito do seu blog e concordei plenamente com esse seu cost. Para mim, se há alguma esperança para a humanidade ela está nas escolas, quer dizer, numa reforma radical das escolas e da educação escolar.

[]'s
Cleverson

Luiz Bonow disse...

Pois é, Cleverson. O problema que vejo que quando falam sobre educação, fala-se em aumentar o número de salas de aula e melhorar o ensino nos padrões atuais. Não se pensa em mudar paradigmas. Criar um cidadão e um ser humano feliz é mais importante do que apenas ensinar a se dar bem no mercado de trabalho.