terça-feira, 9 de outubro de 2007

Histórias Bizarras 6 – Dimensões, parte 1



Na geometria descritiva, a equação y=x representa uma linha reta, isto é, para cada valor de y, corresponde um valor de x. Uma linha reta é uma figura de apenas uma dimensão: comprimento.
y=x2 é uma parábola, uma figura que só pode ser representada em duas dimensões: comprimento e altura.
y=x3 é uma figura geométrica chamada de “parabolóide de revolução”, que é a forma aproximada de uma peteca, isto é só pode ser representada em três dimensões: comprimento, altura e profundidade.
O mundo seria um local muito simples se não existisse a equação y=x4. Xis na quarta potência representa um parabolóide de 4 dimensões. Existem ainda 5, 10, 100, infinitas dimensões físicas. Existem dimensões fracionárias também y=x7,6, por exemplo.
Somos seres tridimensionais. Não podemos perceber dimensões superiores a terceira, ainda que isso não seja uma tarefa totalmente impossível para o nosso cérebro. Relata-se que alguns indivíduos altamente treinados, como yogues e químicos altamente especializados conseguem “ver” em quatro dimensões: ao olhar para a face de um modelo de uma determinada molécula, é possível enxergar, e compreender, as ligações atômicas que estão por trás. Drogas alucinógenas também possibilitam esse efeito.
Ainda que as pessoas comuns não consigam perceber as outras dimensões, estas existem e podem ser matematicamente manipuladas. E não estão apenas no campo das idéias, ou melhor, talvez estejam justamente na fronteira entre o mundo palpável e o mundo das idéias.
Uma perspectiva é a representação de uma figura de três dimensões, em duas. Uma fotografia impressa no papel plano retira a profundidade da imagem, ainda que tenhamos uma boa idéia do que era o objeto real. Da mesma forma, é possível desenhar perspectivas de objetos de múltiplas dimensões, o que se tornou tarefa simples com o advento da computação gráfica. As “perspectivas” polidimensionais, ou seja desenhos na tela do computador de figuras criadas por equações de mais de três dimensões se chamam fractais.
Um fractal interessante e que pode ser desenhado à mão é o chamado hipercubo, um cubo de quatro dimensões que é também chamado de teserato.

Não olhe muito para o teserato, senão você vai acabar enlouquecendo! O interessante do hipercubo é que é formado por cubos de três dimensões, mas é muito difícil de conseguirmos perceber o erro do desenho, é uma bizarrice que está aí, diante dos nossos olhos, mas, ao contrário dos desenhos de Escher, não é apenas um truque gráfico, mas sim uma realidade polidimensional.
Outra estranheza desta figura de quatro dimensões, é que ela não pode ser representada em três, ela só existe em quatro ou em duas dimensões. Não é possível fazer um modelo com arames, uma espécie de “perspectiva tridimensional” de um hipercubo, por mais que isso pareça simples em uma primeira vista.
No entanto podemos compreendê-lo matematicamente. Sabemos que, se a diagonal de um quadrado é raiz quadrada de dois e a de um cubo, raiz de três, a maior diagonal possível em um hipercubo é raiz de quatro, ou seja, duas vezes o valor do lado. Ao mesmo tempo, o volume desta forma geométrica estranha é o valor do lado elevado na quarta potência. Sabemos ainda que um hipercubo possui 24 faces quadradas, 16 vértices, 32 arestas e 8 cubos. Sabemos tudo sobre ele, pela boa e velha geometria euclidiana, só não conseguimos torná-lo real a nossa percepção.
Onde estão as outras dimensões? Por aí, por aqui, nos acompanhando a cada instante, por mais que as desprezemos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Teriam essas dimenções não perceptíveis algo a ver com a questão de continuidade da existência após a morte ? Se algum componente dentro de nós for da quarta dimenção pra cima, pode muito bem resistir quando o nosso corpo tridimencional se desfaz. Nesse sentido, alguns místicos poderiam estar certos ao dizer que para se tornar imortal o ser humano deve descobrir dentro de si aquilo que é eterno. O que achas de tudo isso ?

[]'s
Cleverson

Luiz Bonow disse...

Cleverson, respondo mais tarde.

Welton disse...

Existe outras dimensões da vida, mas que só podem ser percebidas quando estamos conscientes dela.assim como apenas para um olhar treinado é possível distinguir as figuras tridimensionais contidas na figura polidimensional. Fazemos parte de um complexo sistema arquitetada por arautos do conhecimentos. Somos mini peças de um maxmecanismo. E quando estivermos preparados,teremos condições de entender.